Como o processador quente pode atrapalhar seus jogos
- Leonardo
- 1 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
Eu possuo um processador AMD, a marca famosa por ser “esquentadinha”. O calor que ele gera é tanto que o ar em torno do meu computador fica muito quente. Ultimamente, eu tenho sofrido com quedas bruscas de desempenho por causa dos picos de temperatura da minha máquina.
O que acontece é que todo processador possui uma faixa de temperatura segura e quando esse limite é ultrapassado, o processador diminui o seu desempenho para que possa ocorrer o resfriamento. Essa diminuição no desempenho faz com que a renderização de vídeos demore, que o fps em jogo caia em mais de 80% e que, em casos extremo, o computador desligue para evitar a queima do hardware.
Veja a sequência de fotos e saiba se você está passando por algo parecido.
Os softwares utilizados para o monitoramento foram: MSI Afterburner e Riva Static Server.
*O RSS está incluso no Afterburner

Na primeira imagem, é possivel perceber que a taxa de quadros ainda está alta (+60fps). Entretanto, a temperatura do processador já está muito elevada. Nessa temperatura é possivel, literalmente, fritar um ovo no meu processador.

Em seguida, o desempenho do processador é diminuído para que ele possa resfriar-se e sair da zona de perigo. Como consequência, a taxa de quadros por segundo cai drasticamente.

É possivel notar uma melhora considerável na temperatura poucos segundos após a medida entrar em vigor. Alguns segundos depois a taxa de quadros aumenta de novo e o ciclo se repete.
Tudo bem, o meu computador está com esse problema. O que devo fazer agora?
Então, eu andei pesquisando sobre como resfriar e a solução mais óbvia é colocar um cooler melhor. Uma opção viável e barata, no meu caso, é o Hyper T4 CoolerMaster. Ele tem um preço médio de R$110,00 e diminui a temperatura do computador em aproximadamente 13ºC. Eu comprarei um em breve e postarei aqui o resultado.
Se você gostou ou se esse post te ajudou de alguma forma, curta e compartilhe para ajudar na divulgação. Facebook
Comments